Fiquei satisfeitíssimo ao receber o e-mail de Richard Diegues (Editor da Tarja Editorial) com a capa e pré-venda do livro Cyberpunk - Histórias de um futuro Extraordinário, onde publico meu conto O Fruto Ausente do Vosso Ventre.
A capa ficou bem ao estilo dos amantes de Ficção científica.
Abaixo matéria retirada do site da Editora, bem como o link para compra do livro aos interessados.
O trabalho de organizar uma obra como essa é muito árduo. É incrível o quanto os editores receberam de material, tendo que abrir mão de bons contos em favor da uniformidade da obra e do conjunto final. Como o Cyberpunk é um gênero narrativo bem definido, é necessário conseguir variações temáticas e de narrativa, e ainda assim manter a linha necessária para agradar tanto aos leigos como aos puristas.
Ronaldo Luiz Souza trouxe uma história clássica, com referências tecnológicas misturadas com muita ação, mesclando a realidade e a virtualidade. Luiz Bras apresentou uma narrativa com o melhor do estilo cyberpunk que se consagrou com o uso do ciberespaço, mas sem deixar de lado o refinamento no uso da escrita. Gianpaolo Celli rompe as amarras do convencional, trabalhando uma história futurista, onde estações espaciais e aeronaves são corriqueiras no dia a dia. Débora Vieira Ramires cedeu uma narrativa com ares de ficção científica, onde androides estão a solta e uma rede de ambientalistas necessita da ajuda de um para salvar espécies ameaçadas. Ramon Giraldi transporta o leitor em uma trama cheia de ação, com runners e corporações capazes de tudo pelo lucro. Ubiratan Peleteiro arremessa o leitor para uma coletividade onde é quase impossível separar o que é real, incluindo os próprios seres humanos. Maria Helena Bandeira nos dá um conto “diferente”, unindo com humor o maior esporte nacional, máquinas quase humanas e o famoso jeitinho brasileiro em um caldo que realmente proporciona uma inovação dentro da literatura cyber. Pedro Vieira transporta o leitor para um ambiente noir policial, mas com um clima bem humorado e repleto de referências ocultas, além de heróis extremamente não convencionais. E Richard Diegues encerra as páginas da obra com chave de ouro, mostrando a clássica Realidade Virtual e o drama de uma eleição presidencial muito disputada, cheia de reviravoltas e artimanhas, além da tecnologia que agrada muito aos apreciadores do gênero.
Podemos dizer sem risco de errar que esta, além de ser a primeira obra brasileira do gênero com essa proposta, será durante muitas décadas a mais representativa e também a mais ampla apresentação do Cyberpunk no país.
Quarta capa
Imagine-se em um universo onde a tecnologia se faz tão presente quanto o próprio ar que respiramos. Adicione nesse caldo a fome de poder típica de grandes corporações capitalistas. Agora pense no que surgiria dessa união, onde a tecnologia seria levada a extremos, e unida com a fome de poder sem limites poderia suplantar todo o bom senso da humanidade.
Máquinas substituindo humanos, sistemas de realidade virtual onde para se ter outra vida basta apenas uma conexão, equipamentos que alçam os homens a patamares antes apenas aspirados aos deuses, elementos de uma ciência antes hermética sendo soltos aos quatro ventos como notas banais de folhetins eletrônicos.
Neste cenário obscuro e caótico, onde as pessoas têm sua humanidade ameaçada por todos os lados, fica cada vez mais difícil evitar a convergência natural ao pós-humano.
Ciborgues e robôs, nanotecnologia e implantes, carros aéreos e espaçonaves, supercomputadores e inteligências artificiais, avatares e periféricos. O futuro não se encontra mais adiante. Ele está nessas páginas. Se aventure a entrar nele e descubra as criativas facetas dos universos Cyberpunk.
Autoria: Vários Autores
ISBN: 978-85-61541-13-2
Páginas: 184
Formato: 14x21cm
Ano: 2010
Edição: 1ª
Autores e Contos:
Ronaldo Luiz Souza - O Fruto Ausente do Vosso Ventre
Luiz Bras - Protagonistas e Figurantes
Gianpaolo Celli - É Por Isso Que Eu Odeio Política
Débora Vieira Ramires - Salvem os Marsupiais
Ramon Giraldi - Memórias de um Runner
Ubiratan Peleteiro - O Trainee
Maria Helena Bandeira - Uma Questão de Estilo
Pedro Vieira - Instinto Materno
Richard Diegues - Longa Vida: a República!
Clique no Link para compra: Tarja Editorial