Conheça o Livro Raízes e Asas

Conheça o Livro Raízes e Asas
Clique na imagem acima para visitar o blog de Raízes e Asas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Paradigmas 4


Foi com grande entusiasmo que recebi o e-mail do editor e escritor Richard Diegues, da Tarja Editorial, com o convite e data de lançamento do quarto livro de uma das melhores antologias nacionais: A Coleção Paradigmas. 
Quando conheci a coleção já haviam sido lançados os volumes I e II, que li avidamente ficando bastante impressionado pela sua imensa qualidade, que passa não só pelos textos mas também pela editoração e capa. Há um grande zelo e capricho em todos os exemplares. A editora está de parabéns. 
Nada mais natural, portanto, que eu como escritor, ter passado a pentelhar o Richard, lotando sua caixa postal com contos e mais contos para ter a esperança de que alguns deles passassem pelo processo de seleção da editora e fossem aprovados para figurar nesta coleção. Naquele momento o editor, simpático e amigo, fora incisivo: o processo de seleção é sempre rígido e exige qualidade dos textos.

Assim, já tendo tido o enorme prazer de figurar no volume 3, comemoro minha participação neste volume 4 que, por coincidência, será lançado no mês de meu aniversário.
Boa leitura a todos.
E aproveitem a pré venda pelo site da Tarja pois está com um superdesconto.


Paradigmas – Volume 4

Vivemos em um mundo onde os rótulos definem o que devemos consumir. Um universo de padrões. De predefinições. De paradigmas.

Conhecer o suficiente para gerar a capacidade de ignorar esses modelos é uma obrigação da literatura fantástica moderna. Seja na fantasia, no horror ou na ficção científica, assim como no realismo, o que importa é inovar constantemente. Conhecer as regras e quebrá-las por convicção, jamais por ignorância.

Causar o novo é preciso! Barreiras são erguidas apenas para serem colocadas abaixo. Um paradigma só é tão eterno quanto a capacidade humana de desafiá-lo.

A Coleção Paradigmas é justamente o ângulo que rompe a membrana entre os subgêneros consagrados para fomentar o nascimento do original. Nela são reunidos contos de – e para – uma geração de novos escritores, livres de preceitos e com a mente no futuro.

Veja o quadro maior. Quebre os paradigmas!

Orelhas da Obra:

Existem milhares de formas de se contar uma história, centenas de modos de se estruturar uma narrativa, mas pouco mais de uma dezena de maneiras de tornar uma obra original. Esta é a hora de revisitar, renovar ou rejeitar completamente um paradigma.

A palavra paradigma se origina do grego parádeigma, que em seu sentido literal quer dizer modelo, um padrão a ser seguido. Na literatura seria algo partilhado por diversos autores, como um fluxo de pensamentos que culmina em idéias semelhantes. É um termo complexo que aponta algo simples: os limites de uma idéia, o molde para se manter dentro dessas balizas.

A Coleção Paradigmas surge para apontar esses modelos que deram certo e as fórmulas que podem ser seguidas – ou rompidas. A proposta é apresentar contos incomuns, mesmo que baseados em paradigmas consagrados.

Os volumes podem ser lidos em qualquer ordem, assim como seu conteúdo. Para alcançar tamanha diversidade, foram selecionados 13 contos de autores fantásticos que se empenharam na busca do novo e do insólito sem deixar de lado o conhecimento acumulado, desenvolvido em séculos de literatura.

A arte de capa deste volume apresenta várias molduras, remetendo ao confinamento que o próprio homem impôs à mente criativa e o discernimento comum. Tudo possui um padrão, como indica a espiral áurea. Estética, métrica e simétrica a serviço do bom senso, da unicidade de estilos. Mas mesmo na natureza existe o caos. Na beleza das formas assimétricas e, ainda assim, surpreendentes em sua perfeição. A concepção não deve ser encarcerada.

Veja o quadro maior. Quebre os paradigmas!


Dados Técnicos:
                                                                                                       
Autoria: Vários Autores – Organização: Richard Diegues
ISBN: 978-85-61541-12-5
Páginas: 120
Formato: 14x21cm
Ano: 2010

Contos e autores:
  
O Caçador de Deus  »  Georgette Silen  »  nasceu em Caçapava, São Paulo. É arte educadora, formada em artes cênicas. Escritora de ficção e fantasia, possui contos publicados nas antologias Dimensões.Br (2009), Marcas na Parede (2009) e Folhas de Espantos (2009). Está organizando a antologia O Grimoire dos Vampiros, além de escrever em diversos sites literários e em jornais regionais.
O Demônio das Florestas Tropicais  »  Ronaldo Luiz Souza  »  nasceu em Santos Dumont, Minas Gerais, em 1969. Trabalha na área jurídica. Expõe suas obras no blog Canto de Textos e Palavras. É coautor dos livros Réquiem Para o Natal (2008), Dias Contados (2009), Paradigmas 3 (2009), Solarium (2009), Fiat Voluntas Tua (2009), Assassinos S/A (2009), Invasão (2009) Contos de Outono (2009), Contos Selecionados de Novos Autores Brasileiros (2009) e Enigmas do Amor (2009).
12 Vidas  »  Leonardo Pezzella Vieira  »   engenheiro que escrevia poesias. Dono de um forte hábito de leitura, participou de grupos de escritores e trocou as poesias pelos contos e pequenos romances de terror e ficção. Publicou no Jornal da Praça e em diversos sites de contos e crônicas. Participou com um conto no livro Visões de São Paulo – Ensaios Urbanos (2006) e Paradigmas 1 (2009). Seus textos podem ser encontrados em seu blog pessoal, o Monologando.
A Mãe da Montanha das Águias  »  Ana Lúcia Merege  »  escreve e conta histórias desde que se entende por gente. Pesquisadora de Mitologia, Literatura Fantástica e História do Livro, trabalha na Biblioteca Nacional. É autora dos livros de fantasia O Jogo do Equilíbrio (2005) e O Caçador (2009) e do ensaio Os Contos de Fadas (que será republicado em 2010). Participou da antologia Imaginários (2009) e publicou artigos e recontos de histórias tradicionais em sites e em revistas como Ciência Hoje das Crianças. Atualmente, dedica-se à série de fantasia medieval O Castelo das Águias e ensaia a retomada de seu blog A Estante Mágica de Ana.
Você Vai Seguir Meu Caminho?  »  Marcelo Jacinto Ribeiro  »  técnico em informática sem paciência para ficar trancado em laboratórios, passou sua vida profissional vivendo fortes emoções no comércio e, ao invés de ir até o mundo, fez o mundo vir até ele. Publicou vários minicontos no projeto on-line Letra & Vídeo e no e-zine Black Rocket. Seu primeiro trabalho em mídia física foi o conto Choque de Civilizações, publicado no Paradigmas 3 (2009).
O Evangelho Segundo Eu Mesmo  »  Roberta Nunes  »  acredita que a vida é um presente. Daqueles que precisam ser desembrulhados todos os dia. Fez da literatura um vício. Publicou alguns textos em listas de discussões, blogs literários e fanzines. Tem trabalhos publicados no Visões de São Paulo – Ensaios Urbanos (2006) e no Paradigmas 1 (2009). Tenta, com afinco e preguiça, atualizar o blog pessoal Profana? Eu?, onde escreve suas desventuras, experiências etílicas e nerdices em geral.
O Diamante Laranja  »  Adriana Rodrigues  »  é uma escritora amadora que faz curso superior em Química nas horas vagas. É participante do Pacto de Monstros (2009) e mantém os blogs de tirinhas Bram & Vlad, onde brinca com os clichês de vampiros e as coisas da vida, e Periódicas, onde a Química ri. Tenta espalhar pelo mundo um pouco de bom humor.
A Tal Aranha-da-Lua  »  Carlos Abreu  » programador de computadores, carioca. Estudou engenharia, matemática, letras, filosofia e cinema. Trabalhou em rádio, escreveu roteiros de cinema e praticamente atuou em todas as áreas da fotografia. Atualmente, dedica-se exclusivamente à literatura, tendo participado de diversas coletâneas de ficção científica e fantasia.
O Jantar  »  M. D. Amado  »  é mineiro de Belo Horizonte desde 1969. Mantém o site Estronho e Esquésito, onde abre espaço para novos escritores de literatura fantástica. Participa das antologias: Necrópole – Histórias de Fantasmas (2006), Paradigmas 1 (2009), Draculea (2009), Metamorfose (2009), Poe 200 Anos (2009) e Zumbis (2009). É também autor do e-book Empadas e Mortes.
A Última Prece  »  Rober Pinheiro  »  é cearense de nascimento e paulista por força do destino. Publicitário de profissão e projeto de desenhista quando sobra tempo, desde muito cedo desenvolveu um gosto todo especial pela literatura. Aos quinze, começou a rabiscar nas agendas escolares pequenos contos e histórias que anos mais tarde originaram seu primeiro romance, Lordes de Thargor, o Vale de Eldor (2009). Também participou da antologia de ficção científica Invasão (2009) e é autor convidado da seleta de contos No Mundo dos Cavaleiros e Dragões (inédita). Outros textos podem ser conferidos no site Lordes de Thargor.
Barquinhos de Papel e Outros Origamis  »  Sandro Côdax  »  nasceu no alvorecer de uma manhã ensolarada de primavera. Sempre foi um aficionado por literatura e já há alguns anos viu-se arrastar por esse mundo de sonhos e fantasias, de glórias e derrotas, onde simples personagens ganham vida, onde simples mortais tornam-se deuses. Estreou no mundo literário com o lançamento do livro O Homem Que Sabia Mentir (2004), que tem agradado ao público com sua temática moderna e forte senso crítico sobre nossa sociedade e seus políticos. Participou das coletâneas Contos Perversos (2006) e Poemas Dispersos (2006). Impossível é conter sua criatividade, que fervilha e não cessa; fora as obras mencionadas, continua a desenvolver contos e romances, entre outros projetos.
Uma Flor a Gambô  »  Richard Diegues  »  autor dos livros Tempos de AlgóriA (2010), Sob A Luz do Abajur (2007) e Magia – Tomo I (1997), além de organizador e coautor do livro Visões de São Paulo – Ensaios Urbanos (2006) e coautor dos livros Histórias do Tarô (2008), Necrópole – Histórias de Bruxaria (2008), Necrópole – Histórias de Fantasmas (2006) e Necrópole – Histórias de Vampiros (2005). Participou também da coletâneas O Livro Vermelho dos Vampiros (2009),  Portal Fundação (2009) e Imaginários 1 (2009). Trabalha com eventos e palestras na área literária, atuando também como editor pela Tarja Editorial. Paga as contas como programador de computadores, consultor editorial em apoio a novos autores, rastreando hackers e jogando bilhar. É o idealizador do projeto Paradigmas e participou dos três volumes anteriores, além deste.
Biblioteca No Fim Do Mundo  »  Fábio Fernandes  »  nasceu no Rio de Janeiro em 1966. Jornalista e tradutor, é responsável pelas traduções de clássicos da ficção científica como Fundação, Neuromancer e Laranja Mecânica. Seus contos foram publicados em Portugal, Romênia, Estados Unidos, Reino Unido e Nova Zelândia. É autor de Interface com o Vampiro (2000), A Construção do Imaginário Cyber (2006), Wild Mood Swings (2008) e Os Dias da Peste (2009). Mora em São Paulo.


Quem ainda não adquiriu os livros anterirores da coleção, um conselho: Comprem já.