Conheça o Livro Raízes e Asas

Conheça o Livro Raízes e Asas
Clique na imagem acima para visitar o blog de Raízes e Asas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Lançamento de Poe 200 anos

Um livro inteirinho dedicado à Edgar Allan Poe, escritor americano mestre do suspense, terror e um dos pais dos contos policiais. Estou repetindo o post abaixo, mas nada mais natural posto que o lançamento está marcado para dia 20.02.10, próximo sábado. Clique na figura abaixo para ler o convite oficial.


Algum tempo atrás recebi um e-mail de Ademir Pascale com a proposta de criar algum conto para uma antologia que seria dedicada ao grande escritor americano Edgar Allan Poe. Confesso que embora já houvesse ouvido falar muito de Poe, pouco conhecia deste autor além da Caricatura feita em revistas e desenhos sobre o seu conto O Corvo. Num primeiro momento resolvi primeiro ler algo mais sobre este autor. E descobri que estava perdendo fantásticas histórias de horror, mistério, e até mesmo romance. Sim, porque Poe embora mais conhecido por seus contos sombrios, também era Poeta e romântico. 


O regulamento da antologia regia que o conto a ser criado por mim deveria ser baseado em um conto de Poe. Baseado, mas não compilado.
Assim, entre inúmeros contos deste autor,escolhi um conto que, embora contenha toda a gama de expressão poética e misteriosa de Poe, também é um conto romântico: Eleonora. Fiquei fascinado com a beleza poética deste conto, e após a leitura, vez ou outra me pegava pensando em passagens da história. Então me decidi a basear o conto que criaria em Eleonora.


Então mergulhei no mundo mágico de Poe e criei meu conto O Vale das Montanhas Azuis. Uma homenagem minha ao grande escritor Edgar Allan Poe, de cuja obra também me tornei grande apreciador.


 Embora eu tenha gostado de escrevê-lo e tenha tentado capturar o máximo da alma de Poe nas leituras de seus textos (Em uma viagem para Maceió, poucos dias depois de ter recebido o e-mail, percebi na banca do Aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro um livro de contos de Poe, êta coincidência fatal) fiquei temeroso que o texto não estivesse suficientemente dentro do que fora estipulado pelos organizadores Maurício Montenegro e Ademir Pascale. Preferi explorar o lado poético e romântico, embora não menos amargurado e terrível da personalidade de Poe.

Tive a grata surpresa de receber um e-mail do Maurício informando que ficara entusiasmado com meu conto O Vale das Montanhas Azuis e que o mesmo com certeza estaria no rol dos selecionados para compor esta grande antologia dedicada a Poe.
Agradeço aos amigos Mauricio e Ademir pela atenção e desde já os parabenizo. Com base em seus trabalhos anteriores, pela incessante busca pela qualidade e o aprimoramento com que estão trabalhando, tenho certeza que esta antologia sobre Poe será um livro de sucesso entre os amantes do gênero.


ANTOLOGIA “POE 200 ANOS – CONTOS INSPIRADOS EM EDGAR ALLAN POE”:


Sobre Edgar Allan Poe:
Nasceu em Boston, Estados Unidos, em 19 de janeiro de 1809. Foi poeta, contista e crítico literário. Poe é considerado o pai da literatura policial com histórias como “O Assassinato da Rua Morgue” e “A carta Roubada”, também é considerado precursor da literatura de mistério. Seus contos marcaram profundamente a literatura ocidental. Dentre os diversos
trabalhos do ficcionista americano os mais conhecidos são: O Gato Preto, Os Crimes da Rua Morgue, O Corvo, A Carta Roubada, O Retrato Ovalado, Berenice, A Queda da Casa de Usher e tantos outros.


Organização: Maurício Montenegro e Ademir Pascale
Prefácio: Miguel Carqueija
Editora: All Print

Especificações da obra:




Tìtulo: POE - 200 ANOS: Contos Inspirados em Edgar Allan Poe

LANÇAMENTO: 20/02/2010
LOCAL: Bardo Batata - Rua Bela Cintra, 1333 - Jardins - São Paulo/SP
à partir das 18h30 Organizadores: Maurício Montenegro e Ademir Pascale
Formato fechado: 14x21 cm.
Páginas: 180 (aproximadamente)
Capa impressa colorida (4 cores), papel Supremo 250 gramas, laminada brilho e com orelhas.

Esta é  uma singela homenagem ao mestre do horror, composta por co-autores apaixonados pelo gênero. Uma bela capa e uma ótima seleção de contos que certamente agradará os fãs de Edgar Allan Poe, além de despertar a atenção daqueles que ainda não o conhecem. Leia, trema e aventure-se nestas páginas. 
Ademir Pascale
Escritor e Organizador Cultural
Como acontece na vida da maioria dos gênios, Edgar Allan Poe viveu uma vida difícil, curta e infeliz. Morreu empobrecido, mas entregou ao mundo uma obra que se tornou o ponto de partida para o que é lido nos romances de mistério, horror e detetivesco ou visto nos filmes desses gêneros para o cinema e televisão. Poe influenciou e continua influenciando milhares de escritores veteranos e iniciantes ao redor do mundo. Essa é nossa homenagem. 
Maurício Montenegro
Escritor e Organizador Cultural
Autores presentes na obra:
Ademir Pascale
Alex Lopes
Alícia Azevedo
André Catarinacho Boschi
Deborah O'Lins de Barros
Dimitry Uziel
Duda Falcão
Frank Bacurau
Georgette Silen
Gil Piva
Jocir Prandi
Kathia Brienza
Luciana Fátima
M. D. Amado
Mariana Albuquerque
Márson Alquati
Maurício Montenegro
Miguel Carqueija
O. A. Secatto
Ronaldo Luiz Souza
Roseli Princhatti Arruda Nuzzi
Thiago Félix

Organizadores: Maurício Montenegro & Ademir Pascale

Lançamento:
Dia: 20/02/2010
Local: Bardo Batata: Gastronomia e Cultura. Rua Bela Cintra, nº 1333, Jardins, S. Paulo, SP
Horário: À partir das 18h30
OBS.: no mesmo dia, horário e local, acontecerá também o lançamento do romance de horror O DESEJO DE LILITH (Editora Draco), de Ademir Pascale.